sábado, 21 de septiembre de 2013

BRASIL: 21 DE SETEMBRO DIA DO RADIALISTA

La Coordinación del Grupo Profesional Locutores de UNI MEI PANARTES, hace llegar a los compañeros radialistas del Brasil su saludo con motivo de celebrar el Día del Radialista.
Sergio Gelman
Presidencia SAL


From: COORDENAÇÃO <coordenacao@fitert.org.br>
Date: Sat, 21 Sep 2013 17:58:01 -0300
To: COORDENAÇÃO<coordenacao@fitert.org.br>
Subject: FITERT - Indicação de notícia.

Olá SINDICATOS FILIADOS,

FITERT estava passando pelo site http://www.fitert.org.br e lhe encaminhou esta notícia:


21/09/2013
Parabéns aos radialistas do Brasil pelo seu dia: 21 de setembro


Chegamos a mais um 21 de setembro (Dia do Radialista). Nesta data, em 1945, pela primeira vez foi estabelecido um piso salarial nacional para os trabalhadores em radiodifusão e televisão. Com o decreto-lei 7.984/1945, o então presidente Getúlio Vargas determinou que todo radialista deveria receber nacionalmente, como mínimo, os mesmos valores estabelecidos para cada uma das funções reconhecidas como exclusivas da categoria.

Hoje, pela lei 6.615/1978, os radialistas estão protegidos no exercício de suas funções em rádios, TVs, agências e produtoras de programas para empresas de radiodifusão, repetidoras, retransmissoras, produtoras de TV a cabo. Os radialistas se dividem em três atividades básicas (administração, produção e técnico) subdivididas em 16 setores e 94 funções. No entanto, por falta de atualização das tabelas do piso salarial nacional, este perdeu sua efetividade, mesmo o decreto-lei 7.984/1945 não tendo sido revogado.

Essa é a razão pela qual a Fitert e seus sindicatos filiados comemoram o Dia do Radialista no 21 de setembro. Porque o piso salarial nacional e o reconhecimento de funções exclusivas foram as primeiras de muitas conquistas importantes na regulamentação profissional, fruto da luta dos trabalhadores. E essa é a razão de existir da Federação: buscar melhores condições de salário e emprego, respeito à regulamentação profissional e valorização dos trabalhadores em radiodifusão e televisão no país.

Neste 21 de setembro de 2013, está no centro da nossa pauta a retomada do piso salarial nacional, por meio da aprovação dos projetos de lei 3.982/2012 (que fixa o piso nacional em R$ 2.488,00 com reajuste anual pelo INPC) e 1.005/2007 (que institui a carteira de identidade profissional do radialista, como já existe a dos jornalistas, evitando o constrangimento ao qual profissionais são submetidos no credenciamento para cobertura de eventos e atividades oficiais).

7 de novembro - Em junho de 2006, o presidente Lula sancionou a Lei 11.327 - que estabeleceu o dia 7 de novembro como sendo o “novo” Dia do Radialista, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. A proposta de um "novo" dia do radialista do deputado federal Sandes Junior (PP-GO), sem discussão com a categoria. A diretoria da Fitert reconhece a importância de Ary Barroso para o radialismo no Brasil, mas, na condição de representante do conjunto da categoria, não pode se furtar da responsabilidade pela preservação da história da luta dos trabalhadores por sua regulamentação profissional.

José Antonio de Jesus da Silva
Coordenador - FITERT
Fone: (11) 3284-9215

No hay comentarios:

Publicar un comentario